O que é?

RETA-T Lab Turismo persegue a criação de Ideias de Negócio aplicáveis a Destinos Turísticos Inteligentes e Inovadores. Para conseguir este objetivo, o RETA-T Lab Turismo preparou e diferenciou três ações:

As ações do RETA-T Lab Turismo estão incluídas dentro do projeto SMARTDEST cujo objetivo é a avaliação e proposta de estratégias e desenvolvimento de ferramentas para a conversão das ilhas do espaço de colaboração como Destinos Turísticos Inteligentes e Inovadores.

O projeto SMARTDEST está cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional – FEDER através do Programa de Cooperação INTERREG V-A Espanha-Portugal MAC (Madeira-Açores-Canárias) 2014-2020. A potencializar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação.

O projeto SMARTDEST é liderado pela Sociedad de Promoción Económica de Gran Canaria (SPEGC) em colaboração com a Fundación Canaria Parque Científico Tecnológico de la Universidad de Las Palmas de Gran Canaria, Patronato de Turismo de Gran Canaria, FRCT – Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia, Universidade da Madeira, PROEMPRESA, Núcleo Operacional para a Sociedade de Informação (NOSI), Direção Geral do Turismo e Transportes de Cabo Verde, Sociedad Mercantil Estatal para la Gestión de la Innovación y las Tecnologías Turísticas, S.A.M.P. (SEGITTUR), Canarias Excelencia Tecnológica e Agrupación Empresarial Innovadora – AEI Turismo Innova Gran Canaria.

Em que consiste o RETA-T Lab Turismo?

O RETA-T Lab Turismo consiste em três ações relacionadas, mas independentes. O que significa isto? Significa que pode desfrutar de tudo o do que mais lhe apetecer.  Como?

  • Para assistir à Jornada RETA-T Lab Turismo, apenas tem de se inscrever através deste formulário.
  • Para participar no Hackathon RETA-T Lab Turismo, inscreva-se através deste formulário e se não tiver uma equipa, forme uma durante as dinâmicas que se irão desenvolver no início do hackathon.
  • Para participar no Programa de Aceleração, apresente a sua solução, aplicável a Destinos Turísticos Inteligentes e Inovadores e aproveite a formação, orientação (“mentoring”) e processo de aceleração que o RETA-T Lab Turismo oferece.

Nesta jornada, algumas das empresas e instituições que trabalham dentro do sector turístico divulgarão as inovações que estão a ser desenvolvidas, assim como as necessidades detetadas.

Um Hackathon de 3 dias para encontrar soluções para os diferentes desafios colocados pelas empresas e entidades participantes. No último dia, depois da apresentação de cada uma das equipas participantes, proceder-se-á à respetiva entrega de prémios.

Haverá um total de 20 projetos que poderão participar no Programa de Aceleração que se irá desenvolver entre janeiro e abril de 2020.  A conclusão do Programa será realizada com uma jornada de apresentação de projetos e entrega dos respetivos prémios.

A quem se dirige o RETA-T Lab Turismo?

O Programa RETA-T Lab Turismo está orientado para trabalhadores independentes ou assalariados e para a comunidade universitária (licenciados, doutorandos, pessoal investigador de centros e institutos de investigação) relacionados com as tecnologias da informação e comunicação, e outras áreas de conhecimento com a intenção de as soluções oferecidas proporcionarem valor aos Destinos Turísticos Inteligentes e Inovadores.